PESQUISAR

 

INÍCIO    ÍNDICE


...para quem se lembrou hoje que o teste é amanhã!

 

Início Substâncias Transformações

Transformações

Transformação física

Pode ocorrer a mudança de aspeto de um material sem que se formem ou se percam materiais. Quando isso acontece diz-se que houve uma transformação física.
Ex: congelação da água; dissolução de sal em água.

Transformação química

Neste tipo de transformação, também chamado de reação química, há o desaparecimento das substâncias inicialmente presentes (reagentes da reação), e o aparecimento de novas substâncias (produtos da reação).

Transformação por ação do calor
Todas as mudanças de estados são transformações, neste caso físicas, devido ao calor que é transmitido à substância. O aquecimento de certas substâncias pode desencadear uma reação química, originando o aparecimento de novas substâncias.
Ex: sulfato de cobre hidratado passa a sulfato de cobre anidro, libertando água; carbonato de cálcio decompõe-se em óxido de cálcio e dióxido de carbono; formação de dióxido de carbono a partir do fermento; decomposição do óxido de mercúrio em oxigénio e mercúrio.

Transformação por ação da eletricidade
A eletricidade pode provocar alterações em substâncias, destruindo-as e transformando-as em novas substâncias.
Ex: eletrólise da água (decomposição da água em oxigénio e hidrogénio); decomposição do cloreto de cobre em cloro e cobre.

Transformação por ação mecânica
Os explosivos são um exemplo de substâncias que se transformam devido a um choque ou impacto. Os fósforos (cuja cabeça é uma mistura de antimónio, clorato de potássio e cola) acendem-se devido à fricção com a lixa da caixa (constituída por fósforo vermelho, vidro moído e cola).
Ex: dinamite; nitroglicerina; fósforos.

Transformação por ação da luz
Existem substâncias que reagem quando em contacto com luz. Para além dos processos naturais existentes (ex: fotossíntese) é possível aproveitar esta propriedade de algumas substâncias para nosso uso, como é o caso da fotografia.
Ex: quando se tira uma fotografia, a luz entra na máquina e incide no rolo fotográfico. Esse rolo tem uma camada de uma substância (brometo de prata) que reage na presença de luz (decompondo-se em prata - as zonas mais escuras do negativo). Quanto maior for a quantidade de luz que incide na película, maior é a quantidade de prata formada.

Transformação por ação de outras substâncias
O simples contacto físico entre duas ou mais substâncias pode originar uma reação química, provocando o aparecimento de novas substâncias.
Ex: formação de iodeto de chumbo a partir da junção de soluções aquosas de nitrato de chumbo e de iodeto de potássio.

© Miguel Neta, 10-06-2012.